Novidades > Notícias > Exposição "O ideal de uma Europa...

Exposição "O ideal de uma Europa de Liberdade, Tolerância, Diversidade e de Paz"

Esteve patente no Átrio do Piso 2 do Centro Hospitalar de São João - Pólo do Porto -, a exposição "O ideal de uma Europa de Liberdade, Tolerância, Diversidade e de Paz" constituída por desenhos feitos por crianças internadas em 28 pediatrias dos 28 países Membros da União Europeia.

A exposição contou ainda com o Alto Patrocínio do Comissário Europeu Carlos Moedas.

 

CELEBREMOS A EUROPA INVISÍVEL

Os símbolos, sendo invisíveis, pesam muito. Existe uma Europa escondida â vista de todos, que damos por adquirida porque já não concebemos a sua alternativa.

Uma Europa que é parte integrante do dia-a-dia dos nossos jovens, empresas, investigadores e empreendedores.

De forma prosaica e invisível, pelo trabalho do dia-a-dia, vamos todos criando uma Europa de futuro, para que os nossos filhos tenham um país sem fronteiras e alcancem mais do que a nossa geração alcançou.

É precisamente nesse trabalho determinante do dia-a-dia que se enquadra o “Joãozinho”, projeto que celebro pelo seu enorme mérito e profundas realizações.

 

Carlos Moedas

Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação

 

AMIGOS PARA A VIDA

A Europa da Liberdade, da Tolerância, da Diversidade Cultural, a Europa da Laicidade, a Europa da Paz, a Europa dos valores constrói-se invisivelmente debaixo de todos os olhares.

Faz-se cada dia e todos os dias com pequenos e grandes gestos – através dos intercâmbios estudantis, das migrações, do turismo, da mobilidade interna – os quais permitem conhecimento mútuo e interação cultural e, portanto, que os seus povos e nações reforcem a confiança de uns nos outros.

Teme-se o que se desconhece e esse temor afasta. Pelo contrário, o relacionamento e conhecimento mútuo aproximam e unem.

O “Joãozinho” acolhe, acompanha e apoia meninas e meninos de Portugal e da Europa, de África e da Rússia quando elas e eles precisam de ser internados ou tratados no Centro Hospitalar de São João, permanecendo como um Amigo para as suas Vidas.

Porque a Europa será tanto mais bem sucedida quanto mais as gerações mais jovens se permearem entre si, o “Joãozinho” decidiu, sob o alto patrocínio do Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, estimular o contacto de crianças internadas em hospitais de todos os países europeus através da criação artística.

O resultado deste desafio esteve exposto no Centro Hospitalar de São João até ao dia 15 de setembro de 2015 e constituiu-se, à imagem dos seus pequenos artistas, como um pequeno contributo para a construção europeia

 

António Ferreira

 

Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João